Busca
projetos

Padaria Santa Tereza: passado bem composto

interna_01

Repaginar a centenária Padaria Santa Tereza de 300 m2 no Centro antigo de São Paulo, criando um restaurante na parte de cima, foi um dos desafios do arquiteto Nilson Del Vecchio Faim, da Neri Faim Arquitetos Associados, e do lighting designer Ângelo Antônio Acerbi, da Acerbi Iluminação. Antiga residência de João Mendes, a ordem era que resguardasse no imóvel a memória da São Paulo de antigamente.
interna_02

Embora tenha sofrido algumas intervenções arquitetônicas ao longo do tempo, o arquiteto procurou preservar a arquitetura restante, fechando e cobrindo o pátio do piso superior, de forma a dar lugar ao restaurante, conservando as paredes de taipa e todas as portas e janelas, que foram devidamente restauradas.

Mas como remeter à arquitetura do final do século XIX, época em que a iluminação era feita por meio de lampiões, com iluminação técnica sem causar ofuscamento nos olhos dos clientes?

Ângelo Acerbi resolveu o problema criando arandelas indiretas no entorno, que ajudaram a evidenciar o pé-direito alto, de 3,90 metros.

A releitura ganhou ares de modernidade com a instalação de estruturas arrojadas que percorrem o espaço aéreo da casa e pela iluminação pontual com canhões de luz nos caminhos, num jogo de claro-escuro aconchegante.

Luminárias utilizadas:

  • Sistema Structura: modelo fluorescente com embutidos CDMR 35W (30°, 35°) e CDMR 70W (40°)
  • Embutido CDMR PAR 30 / 35W (30°, 10°)
  • Pendente Dese com efeitos de luz direta e indireta
  • Arandelas especiais para lâmpadas fluorescentes com efeitos de luz indireta
  • Fibra ótica
monte seu projeto
sugestões

Rua Deputado Lacerda Franco, 202
Pinheiros - São Paulo - SP - CEP 05418-000

2013 © Acerbi Luz & Design - Todos os direitos reservados

por Citrus7